Envie uma mensagem

Atendimento 0800 541 23 23

De 2ªf. a 6ªf. das 8h às 20h
e sábado das 8h às 14h.
Exceto feriados.

Dúvidas Frequentes

01. Cadastro/Problema no login e no cadastro

[+] Como faço para me cadastrar?

[+] Estou com problema para fazer o meu cadastro, o que posso fazer?

[+] É necessário me cadastrar no programa (cidadão)?

[+] Ao me cadastrar, não consigo passar da tela de “Validações complementares”. O sistema diz que alguma das informações digitadas está errada. Como resolver isso?

[+] Ao Informar o CEP de onde resido, ocorre um erro e aparece a seguinte mensagem: “Informe o CEP da Sede do Município”. Como resolvo essa situação?

[+] Ao me cadastrar, não aparecem entidades para indicação, apenas a opção CANCELAR CADASTRO.

[+] O que é a frase de segurança? Para que ela serve?

[+] Como faço para alterar meus dados cadastrais?

[+] Como faço para indicar, substituir ou excluir uma entidade social, no meu cadastro NFG?

[+] Por que só informo o CEP durante cadastro? Não preciso informar endereço completo?

[+] Não consigo acessar minha conta - erro inesperado

[+] Não estou conseguindo acessar minha conta porque esqueci minha senha. O que eu faço?

[+] Solicitei a recuperação de senha, porém não recebi o e-mail de recuperação. O que eu faço?

[+] Ao tentar recuperar minha senha de acesso, notei que o e-mail e o telefone (celular) do meu cadastro está diferente do que utilizo e não consigo redefinir minha senha. O que fazer?

[+] Meu nome está desatualizado no meu cadastro NFG. Como faço para corrigir isso?

[+] Posso realizar o cadastro ou deixar de participar do programa a qualquer tempo?

02. Minhas Notas

[+] Onde visualizo as minhas notas no site?

[+] Os estabelecimentos comerciais são obrigados a SOLICITAR meu CPF?

[+] Recebi uma nota fiscal sem CPF. Eu posso informar meu CPF no documento depois da compra?

[+] É possível informar o CPF de uma outra pessoa durante uma compra?

[+] Como faço para cadastrar as notas fiscais das compras realizadas?

[+] Eu pedi para incluir o meu CPF nas notas fiscais das minhas compras, mas só me cadastrei no Nota Fiscal Gaúcha um mês depois. Essas notas valem para o Programa?

[+] Meu CPF está correto, porém o nome que aparece na nota não é meu. Como faço para corrigir?

[+] A empresa pode estipular um valor mínimo de compra para inserir meu CPF na nota fiscal?

[+] É necessário guardar as notas fiscais?

[+] Qual o prazo para que minhas notas apareçam em minha conta NFG?

[+] Se passou o prazo para minha nota ter entrado na minha conta NFG e ela ainda não está lá, o que posso fazer? Existe algum tipo de “sistema de reclamação” de notas?

[+] O que é e para que serve o Sistema de Reclamação?

[+] Há prazo para reclamação de notas fiscais?

[+] Na minha conta NFG tem uma ou mais notas de compras que não fiz. Posso rejeitar essas notas?

[+] Por que eu preciso informar o CPF nas minhas compras para participar do Programa NFG?

03. Pontuação (sorteios estaduais e municipais mensais)

[+] Como funciona a pontuação da NFG (como participar do sorteios)?

[+] Como faço para visualizar minha pontuação e os meus bilhetes?

[+] Quais são os tipos de pontuação-bônus?

[+] Por que minha pontuação-bônus aparece como expirada?

[+] Existe um limite mensal de pontos e/ou de documentos fiscais para participar dos sorteios?

[+] Quais compras geram pontos para o Programa NFG?

[+] É possível transferir pontos para outra pessoa?

[+] A modalidade de pagamento (cartão de crédito à vista ou parcelado, cartão de débito, cheque pré-datado, dinheiro, etc.) tem alguma influência sobre a pontuação do Programa NFG?

[+] Pagamentos de serviços (faculdade, cursos, etc.) contam pontos para o Programa?

[+] Compras feitas pela Internet geram pontos para o Nota Fiscal Gaúcha?

[+] Existe alguma diferença de pontuação entre os estabelecimentos, como pontuação dobrada ou pontuação parcial?

[+] Fui comprar em uma loja e não consegui porque NÃO TENHO PONTUAÇÃO SUFICIENTE NO CPF. Isso tem algo a ver com o Programa Nota Fiscal Gaúcha? Como eu posso resolver isso?

04. Sorteios Mensais (estaduais e municipais)

[+] Como funcionam os sorteios mensais?

[+] Como participar dos sorteios mensais?

[+] Quais são os prêmios que Programa NFG sorteia?

[+] Como fico sabendo dos resultados e os nomes premiados?

[+] Por que meu município não participa do sorteio municipal?

[+] Como participar dos Sorteios Municipais?

[+] Onde ocorrem os sorteios NFG?

[+] Por que não estou participando do sorteio?

[+] O bilhete eletrônico expira após o sorteio ou continua valendo para os sorteios seguintes?

[+] Participo do Programa NFG há bastante tempo e nunca fui contemplado(a) com nenhum prêmio em nenhum sorteio NFG. Estou desconfiado(a) e quero saber como são feitos os sorteios.

05. Prêmios (resgate, correção de dados bancários, pagamento, etc.)

[+] Se eu for sorteado(a), como faço para receber o prêmio?

[+] Tenho um prêmio para receber, porém não possuo conta bancária, como faço?

[+] Quanto tempo leva para o valor do meu prêmio ser depositado?

[+] O banco pode descontar o meu prêmio de uma dívida que tenho?

[+] Como devo declarar no Imposto de Renda a premiação recebida pelo Programa NFG?

[+] Recebi uma notificação informando que tenho um prêmio NFG, mas quando vou em MEUS PRÊMIOS, não aparece nenhuma premiação. Como resolvo isso?

[+] Como faço para mudar a conta bancária associada à minha chave Pix CPF?

06. IPVA

[+] Quais são os requisitos para obter o Desconto do Bom Cidadão?

[+] Se eu tenho dois ou mais carros registrados em meu nome e emplacados no Rio Grande do Sul, o desconto vale para todos?

[+] Comprei um veículo novo, o desconto será transferido para o carro novo?

[+] Após atingir a quantidade de notas, preciso fazer algo mais para ativar o desconto no IPVA?

[+] É possível aproveitar as notas excedentes (acima de 150)?

07. Menor Preço Nota Gaúcha

[+] Quais estabelecimentos estão no aplicativo Menor Preço?

[+] Posso realizar compras pelo aplicativo?

[+] Qual é a fonte de informação para apresentação dos preços?

[+] Com que frequência os preços são atualizados?

[+] Os preços mostrados são ofertas?

[+] O preço apresentado para o produto é o menor valor praticado no dia?

[+] O estabelecimento é obrigado a praticar o mesmo preço apresentado pelo aplicativo?

[+] Quando compartilho um preço pesquisado as pessoas precisam baixar o aplicativo para ver o preço?

[+] Quando faço a consulta, aparece a informação de quem comprou o produto?

[+] Por que, em determinadas situações, não encontro o produto pelo código de barras?

[+] Qual o raio de abrangência da pesquisa?

[+] Qual é a credibilidade da informação apresentada no aplicativo?

[+] O que é a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)?

[+] O que é a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)?

[+] Notei que os produtos vendidos por um estabelecimento onde compro não aparecem no app Menor Preço Nota Gaúcha. Por que isso acontece?

08. Empresas

[+] Como saber se uma empresa participa do Programa?

09. Entidades

[+] Por que preciso selecionar entidades para participar?

[+] Como e em que momento indico as Entidades Sociais que quero beneficiar com a minha pontuação?

[+] Ao tentar me cadastrar, verifiquei que não existem entidades sociais habilitadas no meu município. E agora, como faço para concluir meu cadastro?

[+] Quais são as áreas de atuação disponíveis para indicar entidades?

[+] Quantas Entidades Sociais eu posso indicar?

[+] Quais entidades posso selecionar?

[+] A Entidade que eu quero indicar não está na lista, como eu faço para indicá-la?

[+] Informei CEP de fora do Rio Grande do Sul. Quais entidades estarão disponíveis para a escolha?

[+] Posso transferir pontos de uma entidade para outra?

[+] Posso doar minhas notas com CPF para uma Entidade?

[+] Onde consigo consultar o valor que é repassado para as entidades que eu escolhi?

[+] Por que algumas Entidades ganham mais recursos que outras?

10. Receita da Sorte

[+] O que é a RECEITA DA SORTE?

[+] Como funciona (detalhadamente) o sorteio da RECEITA DA SORTE?

[+] Quais são as regras da RECEITA DA SORTE?

[+] Não estou conseguindo ler o QR Code da NFC-e. O que eu faço agora?

[+] Como eu resgato o prêmio RECEITA DA SORTE?

11. Receita Certa

[+] O que é o Receita Certa?

[+] Se eu não quiser participar do Receita Certa, como faço?

[+] Como ocorre a apuração de valores aos cidadãos?

[+] Como é calculado o valor do prêmio ao cidadão? Onde consulto os dados públicos do cálculo de cada trimestre?

[+] Como ganho pontos?

[+] Há limites de pontuação?

[+] Notas reclamadas pontuam para o Receita Certa?

[+] Quais os períodos de cálculo da pontuação de cada cidadão?

[+] Como faço para visualizar meus pontos, o valor a receber e outras informações?

[+] Como sei se tenho dinheiro para receber e onde eu solicito o meu prêmio do Receita Certa?

[+] Como faço para receber o valor a que tenho direito?

[+] Qual o prazo para solicitar o resgate do valor a receber?

[+] Por que só é possível informar uma chave Pix CPF ou uma conta Banrisul para receber o prêmio do Receita Certa?

[+] Não tenho uma conta bancária Banrisul OU não tenho chave PIX CPF cadastrada. Como faço para receber meu prêmio Receita Certa?

[+] Marquei a opção PIX CPF para receber meu prêmio do Receita Certa, mas não tenho (ou não sei se tenho) PIX CPF. E agora?

[+] Posso doar meu prêmio do Receita Certa para uma entidade social ou para outra pessoa participante do Programa?

[+] Solicitei o resgate do meu prêmio informando a chave PIX CPF e não recebi o dinheiro na minha conta imediatamente. Aconteceu algum problema?

[+] Recebi uma notificação informando que tenho um prêmio NFG, mas quando vou em MEUS PRÊMIOS, não aparece nenhuma premiação. Como resolvo isso?


Sua dúvida não está aqui?

Entidades sociais habilitadas

Quer saber quais entidades sociais podem ser indicadas no Programa? Clique no botão abaixo e consulte a relação.
Nota Fiscal Gaúcha