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Sorteios

Premiações

O Programa Nota Fiscal Gaúcha sorteia, mensalmente, milhares de prêmios:

  • 1 prêmio de R$ 50.000,00
  • 50 prêmios de R$ 200,00
  • 3.000 prêmios de R$ 50,00

Além dos prêmios mensais, em dezembro há um sorteio extra com o grande prêmio de R$ 1 milhão. Para essa extração, contam as compras de todo o ano anterior. Assim, suas compras estão sempre concorrendo aos prêmios mensais e também ao prêmio anual de R$ 1 milhão.

Pontuação

I - Pontuação dos cidadãos

Os Cidadãos receberão pontos conforme as seguintes regras:

  • 1. Compras com identificação do CPF do cidadão no documento fiscal, efetuadas nos estabelecimentos credenciados:
    • a) cada R$1,00 em compras = 1 ponto
  • 2. Limites da pontuação mensal do cidadão:
    • a) 5.000 pontos no total;
    • b) 1.000 pontos por documento;
    • c) 30 documentos por estabelecimento.
  • 3. Pontuação extra:
    • a) A Receita Estadual poderá divulgar critérios de pontuação adicional.
    • b) Compras em mercados e lojas que atuam no ramo da alimentação, optantes pelo simples nacional (um regime de tributação diferenciado, simplificado e favorecido, previsto na Lei Complementar nº 123, de 2006, aplicável às Microempresas e às Empresas de Pequeno Porte, em vigor desde 2007), geram pontuação em dobro.
  • 4. Pontuação reduzida:
    • a) A Receita Estadual poderá divulgar critérios de pontuação reduzida.

Observações:
A pontuação mensal do cidadão será convertida em bilhetes para concorrer aos prêmios, sendo que cada 100 pontos dão direito a 1 bilhete.
Não há saldo de pontuação para os próximos sorteios, ou seja, se você fez apenas uma compra no mês de janeiro no valor de R$ 0,80 essa compra gerará um ponto e esse ponto vai gerar um bilhete para o sorteio de abril.

II - Pontuação Bônus
  • Atualmente, são cinco os tipos de bônus para cidadãos cadastrados no Programa NFG:
    • a) Bônus de cadastramento: ao se cadastrar no Programa, o cidadão ganha 100 pontos, os quais são convertidos em um bilhete para o próximo sorteio em aberto.
    • b) Bônus IPVA Verde: 500 pontos para quem cadastra seu e-mail no site da SEFAZ para receber a carta do IPVA por e-mail, não emitindo a carta em papel e economizando recursos do Estado. Os pontos são convertidos em bilhetes no sorteio de março do ano ao qual se refere o IPVA da carta enviada por e-mail (por exemplo, quem recebeu o e-mail do IPVA 2014, teve o bônus utilizado no sorteio de março de 2014).
    • c) Bônus de Pagamento Antecipado do IPVA: 1000 pontos para cidadão que paga o IPVA do seu veículo antecipadamente, até o dia 02/01 do ano do IPVA. Os pontos são convertidos em bilhetes no sorteio de março do ano ao qual se refere o IPVA (por exemplo, quem pagou o IPVA 2014 à vista até o dia 02/01/2014, teve o bônus utilizado em março de 2014).
    • d) Bônus Indique seu Amigo: 100 pontos para cada cidadão indicado que se cadastrar no Programa. Os pontos são convertidos em um bilhete para o próximo sorteio em aberto.
    • e) Bônus Time do coração: Se o seu Time do Coração é o Internacional ou o Grêmio, você participará mensalmente do GRENAL NFG. Você terá direito a:  5 bilhetes extras, se o seu time for campeão; 3 bilhetes extras, se ficar em segundo lugar.
      Se o seu Time do Coração não for da dupla GRENAL, observe os 5 primeiros classificados em número de gols, no momento da apuração dos pontos do sorteio. Você terá direito a: 5 bilhetes extras, se o seu time for campeão desta disputa; 4 bilhetes, se for vice campeão; 3 bilhetes, se ficar em terceiro; 2 bilhetes, se em quarto, e; 1 bilhete, se em quinto lugar.

Como funciona?

Os sorteios do Programa NFG operam sempre num ciclo que envolve quatro meses. No mês 1, o cliente compra no estabelecimento credenciado, incluindo o CPF. No mês 2, a empresa transmite os dados das operações para a SEFAZ. No mês 3, existe a possibilidade de a empresa retificar (corrigir) as informações transmitidas. No mês 4, ocorre o sorteio.

Utilizando datas, fica assim: se você fez uma compra em janeiro, a empresa transmite as informações para a SEFAZ em fevereiro; em março, a empresa pode retificar as informações; por fim, em abril, ocorre o sorteio das compras feitas em janeiro. Assim, compras de fevereiro geram bilhetes para o sorteio de maio; as de março, para o sorteio de junho; as de abril, para o sorteio de julho, e assim sucessivamente.

Os sorteios são feitos eletronicamente, gerados a partir dos números da Loteria Federal, utilizando-se o aplicativo de sorteio da NFG. Em geral, os sorteios são realizados na última quinta-feira do mês, dia seguinte à publicação do resultado da Loteria Federal. Os Auditores do Programa NFG alimentam o aplicativo de sorteio com os números da Loteria Federal e demais informações do sorteio. O aplicativo, por sua vez, gera os números de bilhetes premiados, que são carregados para o Sistema do Cidadão. Logo após a carga do arquivo gerado pelo aplicativo de sorteio, os cidadãos já podem acessar o site da NFG, efetuando seu login, e verificar se seus bilhetes foram contemplados. A homologação do sorteio é sujeita a auditoria, sendo os recursos financeiros liberados apenas após a publicação do resultado definitivo, cuja data é informada no extrato do cidadão.

A versão do aplicativo a ser utilizada em cada sorteio está sempre disponível no site em data anterior ao sorteio, possuindo também uma chave (código hash do aplicativo), a qual permite confirmar que o aplicativo não foi modificado. Além disso, os códigos fontes do aplicativo são abertos, estando disponíveis na internet para quem quiser conhecer os algoritmos, os quais são públicos. Da mesma forma, os arquivos de bilhetes são publicados antecipadamente no site, possuindo também uma chave (código hash do arquivo), a qual permite confirmar que não houve alteração nos números de bilhetes e tampouco nos proprietários de cada bilhete.

A simulação do sorteio pode ser realizada por qualquer pessoa. Basta fazer o download do aplicativo e inserir os dados contidos na Tela da Semente do Sorteio (disponível no menu SORTEIOS). O Programa NFG esclarece que não é necessário utilizar o aplicativo para verificar se foi sorteado. Para isso, basta que o cidadão efetue login no sistema e consulte seus bilhetes. A disponibilização do aplicativo é apenas mais uma opção que visa dar transparência ao processo.

Como receber o prêmio?

Para retirar o prêmio o cidadão deverá realizar os seguintes procedimentos:

  1. Aguardar a homologação oficial do resultado do sorteio (será anunciada pelo site da NFG) – prevista para 5 dias úteis da data de realização do sorteio;
  2. Acessar o sistema do cidadão no site da NFG (efetuar login com seu CPF e senha);
  3. Acessar o menu “CONSULTA PRÊMIOS” e verificar se o prêmio já consta como disponível (saldo disponível para resgate);
  4. A partir da data de disponibilização do prêmio, solicitar o resgate, ainda no mesmo menu do sistema do cidadão (Consulta Prêmios), clicando no botão correspondente (Solicitar Resgate). O cidadão possui até noventa (90) dias, a partir da homologação, para fazer a solicitação do resgate;
  5. Informar os dados solicitados pelo sistema e aguardar a disponibilização do prêmio.

Os prêmios serão disponibilizados em média em trinta (30) dias a contar da data de solicitação de resgate.

Nota Fiscal Gaúcha