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Sorteios

Premiações

Confira os prêmios sorteados pelo Programa NFG consultando cada sorteio individualmente.


Sorteios Municipais

Além das extrações estaduais (sorteios mensais e especiais), o Programa NFG sorteia, em parceria com cada vez mais municípios gaúchos, prêmios mensais para os cidadãos que compram nos municípios participantes. Confira na sua conta NFG se o seu município está participando e, se não está, sensibilize a sua Prefeitura.

Pontuação

I - Pontuação dos cidadãos

Os Cidadãos receberão pontos conforme as seguintes regras:

  • 1. Compras com identificação do CPF do cidadão no documento fiscal, efetuadas nos estabelecimentos credenciados:
    • a) cada R$1,00 em compras = 1 ponto
  • 2. Limites da pontuação mensal do cidadão:
    • a) 5.000 pontos no total (5.000 para bilhetes gerados por compras e mais 5.000 para bilhetes gerados por bônus);
    • b) 1.000 pontos por documento;
    • c) 30 documentos por estabelecimento.
  • 3. Pontuação extra:
    • a) A Receita Estadual poderá divulgar critérios de pontuação adicional.
    • b) Compras em mercados e lojas que atuam no ramo da alimentação, optantes pelo simples nacional (um regime de tributação diferenciado, simplificado e favorecido, previsto na Lei Complementar nº 123, de 2006, aplicável às Microempresas e às Empresas de Pequeno Porte, em vigor desde 2007), geram pontuação em dobro.
  • 4. Pontuação reduzida:
    • a) A Receita Estadual poderá divulgar critérios de pontuação reduzida.

Observações:
A pontuação mensal do cidadão será convertida em bilhetes para concorrer aos prêmios, sendo que cada 100 pontos dão direito a 1 bilhete.
Não há saldo de pontuação para os próximos sorteios, ou seja, se você fez apenas uma compra no mês de janeiro no valor de R$ 0,80 essa compra gerará um ponto e esse ponto vai gerar um bilhete para o sorteio de abril.

II - Pontuação Bônus
  • Atualmente, são quatro os tipos de bônus para cidadãos cadastrados no Programa NFG:
    • a) Bônus de cadastramento: ao se cadastrar no Programa, o cidadão ganha 100 pontos, os quais são convertidos em um bilhete para o próximo sorteio em aberto.
    • b) Bônus Indique seu Amigo: 100 pontos para cada cidadão indicado que se cadastrar no Programa. Os pontos são convertidos em um bilhete para o próximo sorteio em aberto.
    • c) Bônus Time do Coração: Se o Time do Coração do cidadão é o Internacional ou o Grêmio, ele participará mensalmente do GRENAL NFG, tendo direito a 5 bilhetes extras se o seu time for campeão, e a 3 bilhetes extras, se ficar em segundo lugar.
    • Se o Time do Coração não for da dupla GRENAL, serão observados os 5 primeiros classificados em número de gols no momento da apuração dos pontos do sorteio. O cidadão terá direito a 5 bilhetes extras, se o seu time for campeão dessa disputa; 4 bilhetes, se for vice campeão; 3 bilhetes, se ficar em terceiro; 2 bilhetes, se em quarto, e; 1 bilhete, se em quinto lugar.
    • d) Bônus por Reclamação: mensalmente, cada cidadão tem direito a um bilhete de bônus por reclamação digitada no site da NFG (podendo ganhar até, no máximo, 3 bilhetes bônus por mês).

    * Bilhetes bônus só são gerados se houver ao menos um bilhete de compras no sorteio.

Como funciona?

Os sorteios mensais NFG seguem um ciclo que envolve três meses. No mês 1, o cliente compra no estabelecimento incluindo o CPF; no mês 2, ocorrem a geração de bilhetes e o sorteio. Por fim, no mês 3, o resultado é publicado no Diário Oficial do Estado e então se inicia o prazo para a solicitação do resgate dos prêmios (o prazo é de 90 dias).

Entre a data da compra e a geração dos bilhetes (a qual ocorre geralmente por volta do dia 10 do mês 2), as NFC-e emitidas sem CPF podem ser reclamadas e recuperadas pelo nosso sistema de reclamação (clique AQUI para saber mais). Além disso, nesse mesmo período, as notas (NF-e e NFC-e) emitidas com CPF que ainda não aparecem no extrato de notas (MINHAS NOTAS) podem ser enviadas pelo estabelecimento (caso, por exemplo, de notas emitidas em contingência - emitidas offline).

Abaixo, segue uma explicação mais detalhada do processo de sorteio:

Os números dos bilhetes eletrônicos são gerados dias antes dos sorteios, os quais são realizados por meio de um aplicativo disponível em nosso site (aberto à população). É possível acessar os bilhetes e todos os dados do sorteio pelo aplicativo NFG (disponível para Android e iOS) e pelo nosso site (acesse sua conta por um notebook ou computador desktop).

O aplicativo que faz o sorteio usa funções "pseudo-aleatórias" que permitem sortear os bilhetes com base na sequência dos números sorteados na loteria federal - essa é a chave principal que alimenta o sorteio.

Uma vez definidos os números da loteria federal (parte da "chave") o processo deixa de ser aleatório, podendo ser repetido sempre que necessário (devendo levar sempre ao mesmo resultado!). Trata-se, portanto, de um processo perfeitamente "auditável": a aleatoriedade do processo está nos números da loteria federal, os quais são utilizados como parte da chave para a geração dos bilhetes premiados pelo aplicativo.

Em geral, os sorteios são realizados no final do mês, após a publicação do resultado do último sorteio da Loteria Federal no mês.

Os Auditores do Programa NFG alimentam o aplicativo de sorteio com os números da Loteria Federal e demais informações do sorteio. O aplicativo, por sua vez, gera os números de bilhetes premiados, que são carregados para o Sistema do Cidadão. Logo que o arquivo gerado pelo aplicativo de sorteio é carregado no sistema, os cidadãos já podem acessar sua conta NFG e verificar se seus bilhetes foram contemplados. É importante destacar que a homologação do sorteio é sujeita a auditoria.

A versão do aplicativo a ser utilizada em cada sorteio está sempre disponível no site em data anterior ao sorteio, possuindo também uma chave (código hash do aplicativo), a qual permite confirmar que o aplicativo não foi modificado. Além disso, os códigos-fonte do aplicativo são abertos, estando disponíveis na internet para quem quiser conhecer os algoritmos, que são públicos. Da mesma forma, os arquivos de bilhetes são publicados antecipadamente no site, possuindo também uma chave (código hash do arquivo); esse código permite confirmar que não houve alteração nos números de bilhetes e tampouco nos proprietários de cada bilhete.

A simulação do sorteio pode ser realizada por qualquer pessoa. Basta fazer o download do aplicativo e inserir os dados contidos na Tela da Semente do Sorteio (disponível no menu Sorteios).

A distribuição dos prêmios é imparcial, de forma a conceder a cada um dos cidadãos as mesmas chances de ser sorteado (de forma proporcional ao número de bilhetes que detenha).

Para fazer o download do aplicativo do sorteio e consultar os dados que o alimentam, vá em SORTEIOS (aqui no nosso site) e clique no sorteio sobre o qual você deseja obter informações.

Em relação ao nosso sorteio instantâneo (Receita da Sorte), você pode saber mais clicando AQUI.

Como receber o prêmio?

Para retirar o prêmio o cidadão deverá realizar os seguintes procedimentos:

  1. Aguardar a homologação oficial do resultado do sorteio (será anunciada pelo site da NFG) - prevista para 5 dias úteis da data de realização do sorteio;
  2. Acessar o sistema do cidadão no site da NFG (efetuar login com seu CPF e senha);
  3. Acessar o menu "MEUS PRÊMIOS" e verificar se o prêmio já consta como disponível (saldo disponível para resgate);
  4. A partir da data de disponibilização do prêmio, solicitar o resgate, ainda no mesmo menu do sistema do cidadão (Meus Prêmios), clicando no botão correspondente (Solicitar Resgate). O cidadão possui até noventa (90) dias, a partir da homologação, para fazer a solicitação do resgate;
  5. Informar os dados solicitados pelo sistema e aguardar a disponibilização do prêmio.

Os prêmios têm sido disponibilizados em menos de noventa (90) dias a contar da data da solicitação de resgate (a não ser em casos em que ocorrem erros durante o processo de pagamento).

Nota Fiscal Gaúcha