Envie uma mensagem

Atendimento 0800 541 23 23

De 2ªf. a 6ªf. das 8h às 20h
e sábado das 8h às 14h.
Exceto feriados.

Dados de Varejo, Atacado e Indústria são tema na estreia do "Desenvolve RS – Diálogos Setoriais"

Data de publicação: 23.11.2022

Fonte da Notícia: Ascom/Sefaz

Com o objetivo de subsidiar a elaboração e o aperfeiçoamento de políticas públicas, em especial as tributárias, e qualificar as estratégias e ações de distintos atores da iniciativa privada, a Receita Estadual  lançou terça-feira (22/11), o Desenvolve RS. O programa integra  as 30 iniciativas previstas na agenda Receita 2030.

A apresentação da live inaugural do “Diálogos Setoriais”, que tem como objetivo promover a apresentação e a discussão de indicadores econômicos setoriais, foi a primeira iniciativa do programa, desenvolvido pela Receita Estadual sob a coordenação da Central de Inteligência Econômico-tributária (Ciet).Nesse primeiro encontro, os setores econômicos abordados foram o varejo, o atacado e a indústria. A transmissão ocorreu canal do YouTube da Sefaz e está disponível para quem desejar assistir.

A abertura do evento contou com a participação do secretário da Fazenda, Leonardo Busatto, que enfatizou a postura que a Secretaria da Fazenda que vem dedicando esforços para construir uma relação de abertura, transparência e proatividade com o contribuinte.

“Somos o órgão que tem a responsabilidade de arrecadar os recursos que financiam as políticas públicas. Nada mais justo que ouvir as entidades e as empresas e, a partir desse diálogo, construir melhorias e buscar seguir esse processo de desburocratização e modernização. Esse é um projeto que temos plena certeza de que vai se estabelecer e permanecer para o futuro. E temos, por meio dele, a grande oportunidade de aprendermos através dos dados e, com as conversas entendermos as angústias dos setores e podermos aprimorar os nossos processos”, afirmou Busatto.

O Diálogos Setoriais é uma série de lives mensais, as quais contarão com a participação de representantes de 28 setores relevantes da economia do Estado com o objetivo de apresentar e discutir os indicadores econômicos elaborados pela equipe técnica da Receita Estadual. O subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, ressaltou que a iniciativa difere do modelo reativo, no qual  setores demandando  informações posteriormente operadas de maneira pontual. 

O auditor-fiscal Giovanni Padilha apresentou os indicadores, enquanto a economista Patrícia Palermo, representante da Fecomércio-RS, avaliou os dados a respeito do varejo. A análise dos indicadores do atacado ficou a cargo da presidente da AGAD, Jurema Pesenti, e, da indústria, com o economista e representante da Fiergs, André Nunes.

“O Desenvolver RS está apoiado no conceito basilar da transparência, de modo que os dados coletados a partir dos Documentos Fiscais Eletrônicos gerados pelos contribuintes passam a retornar à sociedade na forma de informação objetiva, completa e relevante.”, explicou Padilha.

Patrícia afirmou que nesses mais de 18 anos de interrelação com a Secretaria da Fazenda nunca havia se alcançado um nível tão alto de diálogo e transparência das informações como se tem hoje. “Essa caminhada está levando a todos a lugares melhores. Esse trabalho é uma construção de várias mãos, em que agradecemos muito o empenho”, afirmou,

O Desenvolve RS tem como meta realizar:

- Boletins de Indicadores Econômicos e Tributários;

- RS360, um Boletim Técnico Digital da Receita Estadual com a compilação dos boletins de indicadores e outros materiais produzidos;

-  Site Receita Doc, no qual é publicado o RS360;

-Lives Diálogos Setoriais, com os representantes dos setores relevantes da economia do Estado para abrigar e estimular os debates sobre as políticas econômicas e tributárias com base na análise das informações disponibilizadas nos boletins de indicadores e em outros dados.

Programação das próximas lives em novembro:

23/11 - 9h - Atacado

23/11 – 14h - Papel

25/11 - 9h - Tintas e solventes

25/11 - 14h - Coureiro Calçadista

28/11 – 9h - Produtos de limpeza

29/11 - 9h - Madeira, cimento e vidro

30/11 - 9h - Móveis

30/11 - 14h - Plástico

Entidades sociais habilitadas

Quer saber quais entidades sociais podem ser indicadas no Programa? Clique no botão abaixo e consulte a relação.
Nota Fiscal Gaúcha