Com o objetivo de subsidiar a elaboração e o aperfeiçoamento de políticas públicas, em especial as tributárias, e qualificar as estratégias e ações de distintos atores da iniciativa privada, a Receita Estadual lançou terça-feira (22/11), o Desenvolve RS. O programa integra as 30 iniciativas previstas na agenda Receita 2030.
A apresentação da live inaugural do “Diálogos Setoriais”, que tem como objetivo promover a apresentação e a discussão de indicadores econômicos setoriais, foi a primeira iniciativa do programa, desenvolvido pela Receita Estadual sob a coordenação da Central de Inteligência Econômico-tributária (Ciet).Nesse primeiro encontro, os setores econômicos abordados foram o varejo, o atacado e a indústria. A transmissão ocorreu canal do YouTube da Sefaz e está disponível para quem desejar assistir.
A abertura do evento contou com a participação do secretário da Fazenda, Leonardo Busatto, que enfatizou a postura que a Secretaria da Fazenda que vem dedicando esforços para construir uma relação de abertura, transparência e proatividade com o contribuinte.
“Somos o órgão que tem a responsabilidade de arrecadar os recursos que financiam as políticas públicas. Nada mais justo que ouvir as entidades e as empresas e, a partir desse diálogo, construir melhorias e buscar seguir esse processo de desburocratização e modernização. Esse é um projeto que temos plena certeza de que vai se estabelecer e permanecer para o futuro. E temos, por meio dele, a grande oportunidade de aprendermos através dos dados e, com as conversas entendermos as angústias dos setores e podermos aprimorar os nossos processos”, afirmou Busatto.
O Diálogos Setoriais é uma série de lives mensais, as quais contarão com a participação de representantes de 28 setores relevantes da economia do Estado com o objetivo de apresentar e discutir os indicadores econômicos elaborados pela equipe técnica da Receita Estadual. O subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, ressaltou que a iniciativa difere do modelo reativo, no qual setores demandando informações posteriormente operadas de maneira pontual.
O auditor-fiscal Giovanni Padilha apresentou os indicadores, enquanto a economista Patrícia Palermo, representante da Fecomércio-RS, avaliou os dados a respeito do varejo. A análise dos indicadores do atacado ficou a cargo da presidente da AGAD, Jurema Pesenti, e, da indústria, com o economista e representante da Fiergs, André Nunes.
“O Desenvolver RS está apoiado no conceito basilar da transparência, de modo que os dados coletados a partir dos Documentos Fiscais Eletrônicos gerados pelos contribuintes passam a retornar à sociedade na forma de informação objetiva, completa e relevante.”, explicou Padilha.
Patrícia afirmou que nesses mais de 18 anos de interrelação com a Secretaria da Fazenda nunca havia se alcançado um nível tão alto de diálogo e transparência das informações como se tem hoje. “Essa caminhada está levando a todos a lugares melhores. Esse trabalho é uma construção de várias mãos, em que agradecemos muito o empenho”, afirmou,
• O Desenvolve RS tem como meta realizar:
- Boletins de Indicadores Econômicos e Tributários;
- RS360, um Boletim Técnico Digital da Receita Estadual com a compilação dos boletins de indicadores e outros materiais produzidos;
- Site Receita Doc, no qual é publicado o RS360;
-Lives Diálogos Setoriais, com os representantes dos setores relevantes da economia do Estado para abrigar e estimular os debates sobre as políticas econômicas e tributárias com base na análise das informações disponibilizadas nos boletins de indicadores e em outros dados.
• Programação das próximas lives em novembro:
23/11 - 9h - Atacado
23/11 – 14h - Papel
25/11 - 9h - Tintas e solventes
25/11 - 14h - Coureiro Calçadista
28/11 – 9h - Produtos de limpeza
29/11 - 9h - Madeira, cimento e vidro
30/11 - 9h - Móveis
30/11 - 14h - Plástico