Mais de 122 mil pessoas atingidas pelas enchentes já foram contempladas pelo programa
O governo do Estado, por meio da Receita Estadual, confirmou nesta sexta-feira (13/12) o pagamento de mais uma rodada do programa Devolve ICMS Linha Branca. Nesta etapa, serão repassados R$ 2,7 milhões a mais de 10 mil beneficiários, contemplando cerca de 11 mil produtos adquiridos dentro do programa.
A iniciativa restitui parte ou a totalidade do imposto estadual sobre a compra de eletrodomésticos para pessoas afetadas pelas enchentes deste ano.
Beneficiários de outros programas sociais, como o Devolve ICMS, Volta por Cima, Todo Jovem na Escola e Professor do Amanhã, receberão os valores automaticamente no Cartão Cidadão no dia 23 de dezembro. Nesta rodada, essa modalidade atenderá 2,4 mil pessoas.
Os demais beneficiários devem solicitar o resgate pelo site ou aplicativo do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) a partir desta sexta-feira (13/12). Para isso, é necessário seguir os seguintes passos:
- Ir no menu “Minha Conta” e depois “Meus Prêmios”;
- Acessar a aba "Devolve ICMS Linha Branca";
- Aceitar a declaração de que foi vítima das enchentes;
- Confirmar os dados bancários.
A transferência será feita via Pix (a chave deve ser o CPF) ou conta no Banrisul, com um prazo estimado de até 30 dias, podendo chegar a 60 em situações atípicas, para a conclusão do pagamento. As solicitações devem ser feitas até 30 de abril de 2025.
Clique para conferir se você tem direito à restituição.
A nova rodada inclui compras de refrigeradores, fogões, máquinas de lavar e secar, máquinas de secar, centrífugas e micro-ondas realizadas entre maio e novembro deste ano. Desde o início do programa, o governo já liberou R$ 30,6 milhões a mais de 122 mil pessoas afetadas pelas cheias, que utilizaram a restituição do ICMS para substituir eletrodomésticos perdidos. Ao todo, mais de 137 mil produtos foram adquiridos pelos beneficiários, com devoluções que podem chegar a R$ 1,5 mil por pessoa.
A iniciativa faz parte do Plano Rio Grande, que atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos do desastre meteorológico: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro.
Resumo do sexto lote:
Como funciona o programa
A Secretaria da Fazenda (Sefaz) identificou os beneficiários utilizando o Mapa Único do Plano Rio Grande (MUP), que delimitou as áreas de inundação do Estado. Os dados foram cruzados com endereços de faturas e cadastros estaduais e federais.
Para receber a restituição, os beneficiários devem seguir estas regras:
- Comprar os produtos em estabelecimentos localizados no Rio Grande do Sul (a lista de empresas participantes está disponível no site do programa);
- Informar o CPF na nota fiscal no momento da compra;
- Garantir que o estabelecimento inclua na nota o código da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), conforme tabela de produtos elegíveis.
O reembolso é limitado por item e pode ser parcial ou integral, dependendo do valor do produto e do teto estipulado pelo programa. Cada beneficiário pode receber até R$ 1,5 mil.
Fogão de cozinha à gás, à lenha e elétrico: NCMs abrangidas 7321.11.00, 7321.12.00, 7321.19.00, 8516.60.00. Limite de devolução: R$ 175,00.
Refrigerador: NCMs abrangidas 8418.2, 8418.10.00. Limite de devolução: R$ 450,00.
Lava-roupas (inclusive lava e seca) até 18kg e tanquinho: NCMs abrangidas 8450.11.00, 8450.12.00, 8450.19.00, 8450.20.20, 8450.20.90. Limite de devolução: R$ 375,00.
Máquina de secar roupas, até 10kg: NCMs abrangidas 8451.21.00, 8451.29.90. Limite de devolução: R$ 265,00.
Máquina de centrifugar roupas, até 23kg: NCM abrangida 8421.12.10. Limite de devolução: R$ 100,00.
Forno micro-ondas: NCM abrangida 8516.50.00. Limite de devolução: R$ 135,00.
Mais informações estão disponíveis no site do Devolve ICMS Linha Branca, onde também há uma seção de dúvidas frequentes.
Pedido de inclusão no programa
Pessoas que residem em áreas atingidas e não estão na base de beneficiários podem solicitar a inclusão do CPF junto à Receita Estadual, acessando o Portal da Pessoa Física na seção "Processos Administrativos". Também é possível pedir a análise de notas fiscais emitidas sem o código NCM ou com código incorreto.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 541 2323, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h.