Envie uma mensagem

Atendimento 0800 541 23 23

de 2ªf. a 6ªf. (exceto feriados) das
10h às 17h

Aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha completa três anos com mais de 21 milhões de pesquisas realizadas

Data de publicação: 15.03.2022

Fonte da Notícia: Ascom Sefaz

No Dia do Consumidor nada melhor do que economizar. E pensando em proporcionar economia aos usuários no momento de fazer compras, há três anos era lançado o aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha que ajuda o consumidor a economizar durante todo o ano e o melhor ainda: na palma da sua mão. Desenvolvido pela Receita Estadual em parceria com a Procergs, o app disponível nas plataformas Android e iOS ultrapassou a marca de 21 milhões de pesquisas realizadas desde 2019, tornando-se um dos aplicativos do governo do Estado mais utilizados pela população. Entre os destaques, estão medicamentos e produtos de supermercado.

O balanço de utilização do aplicativo aponta crescimento constante no seu uso. Em comparação ao ano passado, quando havia pouco mais 11 milhões de consultas, a evolução foi representativa, com avanço de mais de 190% em pesquisas. “O aplicativo foi desenvolvido com o intuito de ajudar o consumidor a encontrar os produtos da sua necessidade com menor preço na sua localidade, sem precisar ficar saindo de casa para realizar essa pesquisa. Além disso, o Menor Preço vem como um auxiliador na fiscalização dos estabelecimentos quanto à prática de preços justos. Foi muito significativo o crescimento e expansão da tecnologia para todo o país, através do aplicativo Menor Preço Brasil”, destaca Ricardo Neves Pereira, subsecretário da Receita Estadual, reforçando que um grande conjunto de dados antes restritos passou a ser disponibilizado aos cidadãos.

Ao todo, cerca de 282,6 milhões de itens foram retornados como resultado das pesquisas pelo menor preço de produtos em mais de 300 mil estabelecimentos credenciados no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Essas informações são atualizadas em tempo real toda vez que um estabelecimento realiza uma venda a varejo com indicação do CPF, por meio de consultas às Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e às Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e), o que garante que os dados do aplicativo tenham alta confiabilidade.

As pesquisas mais frequentes são de itens como cerveja, leite e medicamentos, além da gasolina, que em 2021 representou 17% das pesquisas. Ao realizar a busca, o usuário pode informar o produto que deseja pesquisar por meio de sua descrição, marca ou código de barras. Os resultados, obtidos em um tempo médio de apenas 150 milissegundos, podem ser filtrados pelo raio máximo de distância e pela data que o preço foi praticado. Também há integração com aplicativos de navegação para facilitar o deslocamento na hora de buscar o menor preço.

 

Sucesso do aplicativo motivou versão nacional

O sucesso do aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha resultou na criação de uma versão nacional, o Menor Preço Brasil. Desenvolvido também pela Receita Estadual e Procergs, está disponível para utilização de todos Estados brasileiros, conforme celebrado no Convênio de Cooperação Técnica nº 03/19, de 27 de setembro de 2019, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Até o final de 2021, o aplicativo alcançou mais 24 milhões de consultas. A tecnologia, sem custo para o usuário, solicita login obrigatório pela conta gov.br que é um meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais. Essa conta, proposta pelo governo Federal, facilita a identificação e autenticação do cidadão, além do controle de acesso unificado de cada cidadão aos serviços digitais oferecidos pelos órgãos públicos. Dessa forma, com um único usuário e senha o login gov.br fornece um nível de segurança maior a todos.

 

 

Principais objetivos do Menor Preço Nota Gaúcha

O aplicativo fortalece ainda mais o programa Nota Fiscal Gaúcha, que já conta com 2,1 milhões de cadastrados, proporciona benefícios e economia aos consumidores e contribui para o aumento da arrecadação do Rio Grande do Sul, estimulando a emissão de notas fiscais.

Ainda, a ampliação do relacionamento entre Estado e cidadão vai ao encontro do objetivo de pautar as ações do setor público cada vez mais pela transparência, bem como otimizar a experiência do usuário através de serviços digitais.

 

 

Como funciona o Menor Preço Nota Gaúcha

1. Baixe o Aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha, disponível nas plataformas Android e iOS. Para a utilização dos serviços, é necessário o cadastro no programa Nota Fiscal Gaúcha, o que pode ser feito por qualquer cidadão que tenha CPF.

2. Informe o produto que você deseja pesquisar por meio de sua descrição, marca ou código de barras.

3. Filtre os resultados pelo raio máximo de distância da sua localização e pela data que o preço foi praticado.

4. Encontre os menores preços mais próximos de você. Como o mecanismo mostra o preço de acordo com a última nota de venda do produto com CPF emitida pelo estabelecimento, é importante verificar a data e horário em que a nota foi processada.

 

 

Principais números do Menor Preço Nota Gaúcha

• Total de pesquisas desde o lançamento: 21,4 milhões

• Total de itens informados nas pesquisas: 340,4 milhões

• Tempo médio de resposta: 150 milissegundos

• Quantidade de NFC-e que alimentaram os preços (com indicação de CPF participante do NFG): 282,6 milhões

• Produtos mais pesquisados em 2021: medicamento, marca de cerveja, leite integral, medicamento, medicamento, medicamento, marca de cerveja, medicamento, medicamento e leite.

Entidades sociais habilitadas

Quer saber quais entidades sociais podem ser indicadas no Programa? Clique no botão abaixo e consulte a relação.
Nota Fiscal Gaúcha