Banrisul aloca mil funcionários para levar o Cartão Cidadão do Devolve ICMS a todo o estado

Data de publicação: 23.11.2021

Fonte da Notícia: Sefaz RS

Mais de mil funcionários do Banrisul de todo o estado estão envolvidos numa força-tarefa de 10 dias para a entrega do Cartão Cidadão do Devolve ICMS aos beneficiários. A operação especial de entrega começou no último dia 16 de novembro em todo o estado com a finalidade de entregar 432 mil cartões a famílias gaúchas até o próximo dia 26.

As equipes já estão envolvidas com o planejamento dessa logística da entrega há vários meses, considerando treinamento, confecção de cartões Banricard, desenvolvimento de sistemas com a Banrisul Cartões, Receita Estadual, Tesouro do Estado, Cage e Procergs para a efetivação dos pagamentos que ocorrem em dezembro.

"Nunca houve um projeto do Banco envolvendo, num curto espaço de tempo, um volume tão grande de cartões a serem entregues", explica o diretor Comercial de Distribuição e Varejo, Fernando Postal. "Este é um programa que inova na relação do Banco com o Estado e com as famílias do CadÚnico, e que vem num momento de grande dificuldade pelo qual passam muitas pessoas. É uma satisfação para o Banrisul estar envolvido em uma ação social relevante como essa", explica.

De acordo com Postal, o planejamento de distribuição dos cartões contou com a participação da alta gestão do Banrisul, superintendentes regionais, todos os gerentes do interior, bancários e equipes de apoio, como limpeza, transporte e segurança. Cada gerente está responsável pela organização na sua cidade. Para evitar aglomerações em agências de cidades maiores, os responsáveis locais buscaram apoio dos municípios. “A colaboração foi muito positiva. Em cidades maiores, como Canoas, Viamão, São Leopoldo, Pelotas, Gravataí, por exemplo, as entregas ocorrem em ginásios municipais, escolas ou outros prédios públicos ou de entidades privadas. Mesmo cidades menores colocaram à disposição prédios das prefeituras, além de equipes da Assistência Social para ajudar no esclarecimento de dúvidas sobre o CadÚnico. Em Porto Alegre, o Sport Club Internacional cedeu o Gigantinho para abrigar os 53 mil beneficiários cadastrados na capital.

Segundo o superintendente da Unidade Comercial de Governos, André Perini, que acompanha diariamente a movimentação em Porto Alegre, a maior do Estado, raramente o beneficiário vem sozinho. “Como o programa é focado em quem recebe o Bolsa Família, há grande presença de mães ou avós com as crianças, uma das características que fez as filas serem consideráveis desde a abertura dos portões na última terça-feira. “Atender fora das agências tem sido também um aprendizado, especialmente considerando o grande número de pessoas envolvidas. Em Porto Alegre e em todo o Estado, tivemos o cuidado de oferecer espaços amplos, com segurança, álcool gel, obrigação de uso de máscaras e fácil acesso a todas as partes da cidade pelo transporte público. É uma rotina diferente da agência, mas uma prestação de serviço muito relevante para os beneficiários e todos os funcionários.”

O Devolve ICMS foi aprovado em 2020 pela Assembleia Legislativa e está sendo realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda, com apoio da Procergs, secretarias da Educação, Comunicação e da Igualdade, Direitos Humanos e Assistência Social, além das equipes da Nota Fiscal Gaúcha, tendo em vista que o Programa vincula-se ao Sistema Estadual de Cidadania Fiscal.

Com o cartão em mãos, as famílias receberão R$ 400 por ano do Devolve ICMS (R$ 100 a cada trimestre), além dos recursos para os cadastrados no CadÚnico que têm dependentes matriculados na rede de Ensino Médio da rede pública estadual, no valor de R$ 150 por mês.

Para retirar o cartão, o usuário precisa portar documento com foto e com número de CPF, além de estar usando máscara. Para se certificar de que tem direito de receber o Cartão, foi liberada uma consulta a partir do número do CPF. A pesquisa está disponível no menu “Mais Informações”, “Consulta por CPF” ou clicando aqui. Basta digitar o CPF e a data de nascimento.

Os créditos nos cartões serão feitos de forma automática a partir de dezembro, quando podem ser utilizados em mais de 140 mil estabelecimentos como supermercados, padarias, entre outros da rede Vero.