Envie uma mensagem

Atendimento 0800 541 23 23

De 2ªf. a 6ªf. das 8h às 20h
e sábado das 8h às 14h.
Exceto feriados.

Quarto dia de entrega do Cartão Cidadão contempla letras H,I, J

Data de publicação: 19.11.2021

Fonte da Notícia: Ascom / Sefaz

Para conferir onde será feita a distribuição em cada cidade basta acessar o site do Devolve ICMS

O terceiro dia de entrega do Cartão Cidadão-Devolve ICMS do Governo do Estado foi marcado pela intensa procura da comunidade em diferentes cidades. Em Porto Alegre, das 9h às 15h, os portões do Gigantinho estiveram abertas aos cidadãos que foram em busca do cartão no qual mais de 432 mil famílias gaúchas terão uma devolução de R$ 400,00 por ano do Devolve ICMS (R$ 100 a cada trimestre), além de 150 por mês para aqueles que estão no CadÚnico e têm dependentes no Ensino Médio.

Na manhã de quarta-feira, 17, estiveram no Gigantinho Darana de Oliveira, 19 anos, e Fabiano Monteiro Chiabote, 23. O casal que recebe o Bolsa Família foi ao local fazer a retirada do Cartão Cidadão junto com o filho de dois meses, Matheus Noah. “Sou autônomo e atualmente tudo está caro, então esse não deixa de ser um recurso que vem nos ajudar, dar um alívio, uma certeza. Ainda mais agora. Esse dinheiro vai com certeza para comprar fralda e leite”, disse Fabiano.

Quem também foi retirar o Cartão Cidadão foi Bruna Castro Xavier, 25. Mãe de duas crianças, de 1 e 5 anos, Bruna planeja utilizar o recurso para compras no supermercado. “Tudo que vier é uma benção, ainda mais agora com tudo tão caro e tão difícil. Isso é uma ajuda e será usada para comprar comida, que está cara, ainda mais com criança”.

Cronograma de entrega

Seguindo o calendário organizado em ordem alfabética, a fim de evitar aglomerações, a entrega hoje, 18, priorizou os beneficiários em que nomes iniciam com as letras E, F e G.

Na sexta, 19, a prioridade é para as letras H,I e J.

Para receber o cartão, não é preciso ter conta bancária. A ida ao banco ou ao local indicado pelo Banrisul é feita uma única vez apenas para a retirada do cartão pelo titular. Os créditos serão feitos de forma automática a partir de dezembro, quando podem ser utilizados em mais de 140 mil estabelecimentos como supermercados, padarias, entre outros da Rede Vero.

Para conferir onde será feita a distribuição em cada cidade basta acessar o site do Devolve ICMS ou clique aqui para visualizar a lista.

Como receber?

Para retirar o seu cartão, o usuário precisa portar documento de identificação oficial com foto e número de CPF, além de estar usando máscara. 

Datas de entrega por ordem alfabética do titular do cartão

16/nov: letras A, B

17/nov: C, D

18/nov: E, F, G

19/nov: H, I, J

22/nov: K, L

23/nov: M

24/nov: N, O, P, Q, R

25/nov: S,T , U

26/nov: V, W, X, Y, Z

 

Para conferir quem tem direito à retirada do cartão basta estar cadastrado no CadÚnico e receber o Bolsa Família ou estar matriculado ou ter dependentes no Ensino Médio. O cartão Cidadão do Devolve ICMS não é o mesmo do Bolsa Família e é preciso retirá-lo em novembro para receber os valores em dezembro. O Cartão é emitido pelo Banricard e funciona como um cartão de débito, podendo ser usado em 140 mil estabelecimentos, como supermercados, padarias, entre outros.

O cidadão pode conferir se possui direito ao benefício pelo site do Devolve ICMS, através da consulta pelo CPF clicando aqui.

Entidades sociais habilitadas

Quer saber quais entidades sociais podem ser indicadas no Programa? Clique no botão abaixo e consulte a relação.
Nota Fiscal Gaúcha