O sorteio instantâneo do Receita da Sorte completa seis meses nesta quarta-feira (24). Diariamente são distribuídos 10 prêmios de R$ 500 e até o momento já foram lidos mais de 1,2 milhão de QR Codes da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) com o CPF do cidadão.
O Receita da Sorte permite que o cidadão solicite nota fiscal com CPF na hora da compra, faça a leitura do QR Code que consta na nota e concorra a prêmios em dinheiro na hora. A participação é por meio do aplicativo “Nota Fiscal Gaúcha”, disponível gratuitamente no Google Play e na App Store. Esta é mais uma iniciativa ligada ao Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) que conta com mais de 1,8 milhão de inscritos.
Para cada ciclo do sorteio (aberto por 24 horas) é gerado um conjunto de números contemplados, de forma aleatória. A leitura do QR Code deve ser feita no dia da emissão da nota fiscal. O cidadão, com seu tablet ou smartphone, abre o aplicativo, seleciona o ícone Receita da Sorte, clica em ler QR Code, aponta a câmera do dispositivo móvel para o código e aguarda o resultado. Caso seja contemplado, a informação é imediata. Para que haja a premiação, é necessário que o resultado da soma das partes do número do CPF do cidadão e os últimos dígitos da chave de acesso da NFG-e lida seja igual a um dos números gerados para o sorteio diário (que podem ser conferidos no site da NFG). Os recursos são destinados apenas aos números contemplados no sorteio do dia.
O limite de “leituras” (do QR-Code) é de até três notas do mesmo estabelecimento por dia. Para resgatar o prêmio, é necessário se logar no site do Programa NFG por um computador (desktop) ou notebook e clicar na aba “Meus Prêmios”. Também é possível efetuar o resgate no próprio aplicativo da NFG.
“Além de uma premiação em dinheiro para o cidadão de forma instantânea, o Receita da Sorte fortalece o programa Nota Fiscal Gaúcha e pode ampliar a consciência das pessoas sobre a importância da cidadania fiscal”, destacou o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira.
Nota Fiscal Gaúcha
O Programa NFG atingiu a marca de 1,8 milhão de cidadãos cadastrados. Criado em 2012, tem mais de 300 mil estabelecimentos credenciados, mais de 3.400 entidades indicadas e quase 3,4 bilhões de notas fiscais processadas. Seis estados brasileiros já utilizaram a experiência gaúcha para criarem programas semelhantes.
A iniciativa também garante benefícios ao consumidor, com sorteios mensais de prêmios em dinheiro, e às entidades sociais com repasses mensais. Com a suspensão dos sorteios da Loteria Federal, em razão da pandemia da Covid-19, os sorteios mensais da NFG de março, abril, maio e junho precisaram ser adiados. As novas datas de sorteios serão anunciadas.