Votação de Prioridades rende bilhetes para o Sorteio do Milhão

Data de publicação: 30.05.2014

Fonte da Notícia: Gabinete Digital

Votação de Prioridades rende bilhetes para o Sorteio do Milhão

Uma das principais novidades da Votação de Prioridades deste ano é a possibilidade de ganhar uma bolada no próximo sorteio de R$ 1 milhão do programa Nota Fiscal Gaúcha. Quem optar pela votação online, que ocorre nos dias 2, 3 e 4 de junho, vai receber até dois bilhetes extras para concorrer à premiação do Sorteio do Milhão, em março de 2015. Para participar, basta efetuar o cadastro no Login Cidadão (meu.rs.gov.br), vincular a conta à Nota Fiscal Gaúcha e votar no site www.participa.rs.gov.br utilizando o mesmo login.

A intenção é promover um mecanismo de incentivo ao engajamento na consulta, que indicará as prioridades regionais para o investimento de R$ 192 milhões da execução orçamentária do Estado em 2015. Ampliar a participação digital é uma das metas da Votação de Prioridades deste ano, que em 2013 recebeu 157 mil votos pela Internet, 14% do total de 1,2 milhão. Também é possível votar pela Internet apenas com o título de eleitor, mas para concorrer ao sorteio do milhão é necessário estar conectado ao Login Cidadão. Já a votação presencial terá lugar no dia 4, em todo o estado. Confira os locais de votação no www.participa.rs.gov.br.

Inserir os dados na plataforma do Login Cidadão antecipadamente garante agilidade no momento da votação, quando será preciso apenas fazer o login com o nome de usuário e a senha cadastrados.

Votação de Prioridades

A Votação de Prioridades é a etapa final da elaboração colaborativa do Oçamento Anual do Rio Grande do Sul. Com seu voto, os cidadãos gaúchos ajudam a decidir o destino de R$ 192 milhões vinculados à execução orçamentária de 2015 do Governo do Estado. É um dos maiores processos de participação direta do globo, premiado pela ONU em 2013 e referência para Orçamentos Participativos em todo o mundo.

A sua cédula de votação inclui as prioridades definidas em Audiências Públicas nas 28 regiões do estado e em Assembleias Municipais de 427 municípios gaúchos. O resultado final indicará quais obras e serviços serão pioritários para o próximo período. Para conhecer melhor o Ciclo Orçamentário, acesse o Caderno de Diretrizes da Participação Popular e Cidadã.

Meu RS

Desenvolvido pelo Gabinete Digital em conjunto com a Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs), a Seplag e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o Login Cidadão é o primeiro passo para implementar uma identidade digital do cidadão gaúcho, por meio da qual será possível autenticar-se enquanto pessoa física para acessar os mais diversos serviços disponíveis à cidadania.

A plataforma, lançada no início de junho no 15º Forum Internacional do Software Livre, permite o cruzamento de bancos de dados de domínio do Estado, o que torna possível implementar ações como a integração entre a Nota Fiscal Gaúcha e a Votação de Prioridades.

O programa tem por objetivo incentivar os cidadãos e cidadãs a solicitar a inclusão do CPF na emissão do documento fiscal no ato de suas compras, bem como conscientizá-los sobre a importância social do tributo. Através do Programa, os cidadãos concorrem a prêmios de até R$ 1 milhão, as entidades sociais por eles indicadas são beneficiadas por repasses e as empresas participantes reforçam sua responsabilidade social com o Estado e a sociedade gaúcha.

Para saber mais sobre a Nota Fiscal Gaúcha, visite o site ou a fanpage no Facebook.