Aumentam os repasses para entidades sociais da Nota Fiscal gaúcha

Data de publicação: 14.06.2013

Fonte da Notícia: AICS/SEFAZ

Aumentam os repasses para entidades sociais da Nota Fiscal gaúcha

Mais de mil entidades sociais de 342 municípios - entre escolas estaduais, hospitais, unidades de saúde e de desenvolvimento social - receberam nesta quinta-feira (13) recursos via Programa Nota Fiscal Gaúcha. Até o mês de março (data da etapa 33), eram distribuídos R$ 3,3 milhões por trimestre. O pagamento de recursos às entidades em junho já contempla o incremento nos valores distribuídos, totalizando R$ 4,5 milhões (etapa 34).

A partir desta etapa, os tetos dos repasses, por entidades e área, são: R$ 20 mil (Educação), R$ 30 mil (Assistência) e R$ 50 mil (Saúde). As ações desta etapa contemplam as atividades realizadas no 1º trimestre.

Os montantes distribuídos são resultado da participação das entidades sociais durante o trimestre: contam para o cálculo o número de indicações dos cidadãos (via site), que incluíram o CPF na nota fiscal e também a digitação das notas sem CPF.

Etapa 34
A etapa contabilizou 427.904 notas fiscais (emitidas durante o mês de fevereiro) com o CPF dos cidadãos, e que originaram 31.726.472 de pontos em favor de 1.665 entidades sociais indicadas pelos consumidores. Quem não obteve pontuação suficiente para gerar valor de repasse nesta etapa terá a sua pontuação automaticamente transferida e somada com a do próximo trimestre, até que a entidade social consiga pontuação suficiente para gerar o recurso.

Notas fiscais
Como a adesão das empresas ainda não é totalmente obrigatória (ver calendário de adesão AQUI, as notas sem CPF - em que o cidadão não quis informar ou que o estabelecimento ainda está habilitado - podem ser doadas às entidades no sistema antigo (urna/doação). Digitadas, elas rendem pontuação diferenciada para cada entidade social.

"A construção de soluções tecnológicas (indicação eletrônica do cidadão) para que as entidades possam participar do NFG mesmo sem digitar notas fiscais está dando resultados, pois o montante de pontos via indicação já representa quase a metade da pontuação total das entidades", explica o coordenador da Assessoria dos Municípios do Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), Alexandre Luzzi.

Confira AQUI quanto a sua entidade recebeu.