Hemocentro de Passo Fundo melhora instalações com auxílio da NFG

Data de publicação: 03.04.2017

O Hemocentro Regional de Passo Fundo qualifica as condições de atendimento aos doadores com o auxílio do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Nos últimos anos foram mais de R$ 141 mil investidos na unidade, que em 2016 atendeu cerca de 15 mil pessoas dos 139 municípios da Região da Produção.

Com os repasses do Estado, o Hemocentro adquiriu cadeiras para coleta, insumos laboratoriais e hospitalares, aparelhos de ar condicionado e outros itens para as tarefas administrativas. Um dos destinos do dinheiro da NFG foi a compra de caixas para coleta externa, o que possibilita que a instituição possa receber doações de sangue fora de sua sede.

A diretora do Hemocentro, Claudete Doro, destaca o quanto a verba está ajudando no processo de qualificação do atendimento. “Os nossos doadores são o nosso bem mais precioso. Termos a oportunidade de proporcionar a eles o mínimo de conforto possível, para que se sintam bem e retornem, é muito gratificante. E isso só tem sido possível com repasses do programa”, comemorou ela.

Programa NFG

O governo do Estado anunciou em janeiro a ampliação dos valores de premiação e repasses para entidades sociais. Em 2017, a Nota Fiscal Gaúcha distribuirá R$ 15 milhões divididos entre as três áreas de atuação: Saúde, Educação e Assistência Social. Entre os dois últimos anos, foram entregues R$ 8 milhões por exercício. Além de mais recursos, as mudanças permitirão que mais organizações tenham chance de serem contempladas, conforme a pontuação alcançada em cada trimestre a partir da indicação dos contribuintes.

Atualmente, o programa tem quase 1,4 milhões de cidadãos cadastrados, que concorrem a prêmios mensais em dinheiro e descontos no IPVA, e auxiliam o Estado no combate à sonegação. O simples gesto de pedir a nota fiscal e incluir o CPF em suas compras faz também girar a roda da solidariedade: são quase 2.700 entidades indicadas.