Próximo sorteio da Nota Fiscal Gaúcha terá mais de três mil premiações

Data de publicação: 24.02.2015

Fonte da Notícia: Comunicação/SEFAZ

O sorteio do mês de fevereiro da Nota Fiscal Gaúcha (NFG), que acontecerá nesta quinta-feira (26), terá um total de R$ 210 mil a serem distribuídos entre os vencedores. Mais de 8,1 milhões de bilhetes foram gerados para esta extração, que acontece na sede da Secretaria da Fazenda, cujo maior prêmio individual será de R$ 50 mil. Por conta da crise nas finanças do Estado, houve a necessidade de readequação nos valores das premiações mensais, porém a Fazenda decidiu ampliar de 1.706 para 3.051 o número de contribuintes contemplados a cada rodada da NFG.

Além do prêmio principal, o sorteio deste mês terá ainda 50 vencedores individuais de R$ 200,00 e outros três mil contemplados com R$ 50,00. Ao mesmo tempo em que concorre aos prêmios em dinheiro, o cidadão também colabora com entidades sociais de sua escolha, que receberão recursos do Estado a partir da pontuação gerada pelas compras do consumidor.

Outra mudança no programa em decorrência das dificuldades financeiras do RS, que projeta um rombo de R$ 5,4 bilhões nas contas públicas em 2015, está relacionada com a data do sorteio-extra de R$ 1 milhão. Inicialmente prevista para março, a extração do maior prêmio da NFG foi transferida para dezembro deste ano, sem qualquer prejuízo aos contribuintes já habilitados pelo programa.

A lista dos vencedores pode ser conferida no site e na fanpage da NFG. O programa igualmente encaminha mensagens avisando os contemplados através do e-mail informado quando da adesão. Com a participação de 1.155 milhão gaúchos, o programa gera pontos que são acumulados sempre que o consumidor solicitar a inclusão do seu CPF no documento fiscal no momento de suas compras em estabelecimentos participantes.

A operacionalização do sorteio permite ainda que as prefeituras promovam sorteios próprios para estimular a cidadania fiscal em cada município. No sorteio desta quinta-feira, 98 prefeituras estarão credenciadas para utilizar a plataforma da NFG, com reflexos positivos na arrecadação local, aumento no retorno do ICMS e combate à informalidade. Estes sorteios próprios são custeados pelos orçamentos dos respectivos municípios.