PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. ORIGEM DOS PREÇOS
1.1. Qual é a fonte de informação para apresentação dos preços?

Os preços apresentados são atualizados com base nos valores dos produtos das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e das Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e) constantes na base de dados do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG).

1.2. O que é a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)?

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes.

1.3. O que é a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)?

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar as operações comerciais de venda presencial ou venda para entrega em domicílio a consumidor final (pessoa física ou jurídica) em operação interna e sem geração de crédito de ICMS ao adquirente.

1.4. Com que frequência os preços são atualizados?

Os preços são atualizados em tempo real, ou seja, assim que a nota fiscal é emitida, o valor do produto é carregado para o Menor Preço.

1.5. Quais estabelecimentos estão no aplicativo Menor Preço?

Todos os estabelecimentos credenciados ao programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) que emitem NF-e e NFC-e no Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, são mais de 200 mil estabelecimentos.

1.6. Qual é a credibilidade da informação apresentada no aplicativo?

Quando um estabelecimento emite uma NF-e ou uma NFC-e, ele previamente autoriza este documento junto à Secretaria da Fazenda do Estado. E é com base neste documento que os valores são atualizados, o que garante que o valor do produto foi efetivamente praticado pelo estabelecimento.

1.7. Quando faço a consulta, aparece a informação de quem comprou o produto?

Não. Apenas de quem vendeu o produto e por qual preço.

2. SOBRE A PESQUISA DOS PRODUTOS
2.1. Por que, em determinadas situações, não encontro o produto pelo código de barras?

O código de barras é informado pelo emissor na nota fiscal. Se o estabelecimento inseriu esta informação na NF-e ou na NFC-e, o produto poderá ser encontrado pelo código de barras.

2.2. O estabelecimento é obrigado a praticar o mesmo preço apresentado pelo aplicativo?

Não. Os preços apresentados pelo aplicativo são de valores praticados no momento em que determinado produto foi comprado. Quanto mais recente for a NF-e ou a NFC-e, maior a probabilidade de o valor apresentado pelo aplicativo ainda estar sendo praticado.

2.3. Os preços mostrados são ofertas?

Não necessariamente. Os valores apresentados são de produtos efetivamente vendidos, podendo estar em preços promocionais ou não. O objetivo do aplicativo não é apresentar ofertas, mas sim oferecer a possibilidade de comparação dos valores praticados entre os estabelecimentos, indicando aquele que oferece o menor preço.

2.4. O preço apresentado para o produto é o menor valor praticado no dia?

Não. O valor apresentado é sempre o da última nota fiscal onde o produto constava, o que não é necessariamente o menor valor de venda do dia.

2.5. Qual o raio de abrangência da pesquisa?

O raio máximo é de até 30 quilômetros, selecionado por padrão 5 quilômetros. O usuário pode optar por reduzir ou aumentar o raio da pesquisa.

3. COMPARTILHAMENTO
3.1. Quando compartilho um preço pesquisado as pessoas precisam baixar o aplicativo para ver o preço?

Não há necessidade. O produto, o valor e o estabelecimento que você compartilhar com seus amigos sempre são encaminhados como textos nas mensagens, possibilitando que as informações sejam vistas sem a necessidade do aplicativo.

4. OUTRAS QUESTÕES
4.1. Posso usar o aplicativo fora do Estado do Rio Grande do Sul?

Sim. Entretanto, quem estiver fora do Rio Grande do Sul deverá usar a opção “Alterar Localização” no menu “Preferências”, selecionando no Mapa do Rio Grande do Sul o ponto de referência desejado. Este ponto será fixado nas pesquisas até que o usuário modifique no mapa ou que seja reativada a opção de usar o GPS do dispositivo.

4.2. Posso realizar compras pelo aplicativo?

Não. O objetivo do aplicativo é indicar o menor preço em um estabelecimento próximo a você.